Pesquisa Nielsen

 

Pesquisa Nielsen

De acordo com a pesquisa realizada por Nielson, a concorrência a cada dia está mais acirrada, as empresas precisam buscar novas formas de atrair novos clientes todos os dias. Uma alternativa que te se tornado um grande aliado são as ações no ponto de venda, afinal de contas, é neste momento que a decisão é tomada. Segundo a pesquisa “A hora certa de ativar o comprador”, realizada anualmente pela Nielsen, cerca de 70% das decisões são tomadas na frente das gôndolas, sendo que 50% destas são feitas por hábito.

De acordo com a analista de mercado da Nielsen, Stephanie Biglia, durante o processo de compra, o comprador recebe infinitos estímulos a todo instante e, na impossibilidade de processar conscientemente todos eles no ato de compra, o consumidor acaba por tomar muitas decisões no “piloto-automático” e realiza suas escolhas baseado em fatores emocionais e intuitivos. “Por isso, em muitos casos, o comprador acaba levando em consideração (de forma inconsciente) fatores culturais e sociais, humor no momento da compra, necessidades de uso, dinâmica ou hábitos do local, assim como opções de compra, valores ou ações de marketing que têm mais destaque.” Uma das ferramentas utilizadas pela Nielsen foi o eye tracking, aparelho que monitora o movimento ocular das pessoas, permitindo ao pesquisador saber exatamente para onde a pessoa olhou, quanto tempo, quantas vezes e qual foi o caminho percorrido. Segundo ela, entre outros pontos, a ferramenta detectou que cada pessoa fica em média 15 segundos na frente de uma gôndola e foca sua atenção no máximo 1,6 segundo em cada ação no ponto de venda.

A pesquisa destacou que 61% das compras são planejadas, sendo que 54% destes compradores dão prioridade ao tipo de marca e já saem de casa com esse poder de decisão. No restante, 17% das compras são feitas por impulso e em 22% das vezes o compradores já sabia que precisava do produto, mas lembrou apenas no ponto de venda, o que pode variar muito para cada tipo de produto.

Como se pode ver, é preciso investir em ações no ponto de venda e, a correta sonorização vem auxiliar e muito nesta tarefa diária pela busca por uma melhor qualidade do tempo em que o cliente passa no ambiente, se ele se sentir bem irá voltar e a fidelização dele será inevitável.