Pesquisa POPAI

 

POPAI Brasil,

Estudo apresenta comparativo da decisão de compra no ponto de venda em diferentes formatos de varejo e revela detalhes sobre o perfil do novo consumidor

  • 62% dos consumidores que frequentam Mercadinhos são mulheres. Nas Padarias, 52% dos frequentadores são homens casados e nas Lojas de Conveniência 70% do público é masculino;
  • A frequência de visitas/compra nas Padarias é de 21,38 vezes por mês, nos Mercadinhos 16,50 e nas Lojas de Conveniência 13,76;
  • A principal razão de compra nos Mercadinhos é preço e atendimento; nas Padarias, atendimento e qualidade dos produtos e nas Lojas de Conveniência, fácil acesso e atendimento 24 horas.
  • O ticket médio nos Mercadinhos é R$ 7,12, nas Padarias, R$ 3,57 e nas Lojas de Conveniência R$ 4,24;
  • 79% dos produtos adquiridos foram planejados e 21% foram impulsionados na hora da compra. Na média, entre produtos e marcas decididos no ponto de venda o índice ficou em 42%.
  • Produtos mais planejados e comprados de acordo com os canais:
    • Mercadinhos: pães, carnes, refrigerantes, biscoitos, leite e hortifrutigranjeiros;
    • Padarias: pães, refrigerantes e cigarros;
    • Lojas de Conveniência: cigarros, refrigerantes, cervejas, salgadinhos caseiros e sorvetes;

Itens de maior compra por impulso:

Mercadinhos: sucos, sabão em pó, queijo/mussarela, cigarro, refrigerante, leite, pão, cerveja, margarina e café;
Padarias: queijo/mussarela, leite, salgadinho caseiro, sorvete, suco, refrigerante, café, yogurte e lanches;
Lojas de Conveniência: balas, chocolates, goma de mascar, sorvete, salgadinho caseiro, água mineral e salgadinho industrializado;

Os números acima são alguns dados que compõem o “2º Estudo sobre o Comportamento do Consumidor nos Canais Padarias, Mercadinhos e Lojas de Conveniência”, que o POPAI Brasil – The Global Association for Marketing at Retail irá divulgou no dia 22 de agosto de 2006 no Hotel Renaissance, em São Paulo.

Coordenado por Maria Egia Chamma, Vice-Presidente de Pesquisa do POPAI Brasil, e por Simone Terra, Diretora de Pesquisa da entidade, o estudo foi realizado em 600 estabelecimentos de pequeno varejo nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. Seu principal objetivo foi avaliar os hábitos e o comportamento de compra dos consumidores no pequeno varejo, além de levantar a percepção e o impacto de materiais existentes no ponto-de-venda no processo de aquisição e identificar diferenças na dinâmica entre os segmentos, comparando Padarias, Mercadinhos de dois até quatro check-outs e Lojas de Conveniência.

Simone Terra, uma das especialistas em varejo que idealizou pesquisa, afirma que ela fornece uma análise profunda do comportamento de compra nesses locais e revela as mudanças ocorridas desde 2001 – quando o POPAI realizou a primeira edição desse estudo -, evidenciando riscos e oportunidades dentro desses canais.

“O estudo demonstra claramente em quais produtos existe canibalização de venda, quais tem o maior índice de planejamento de compra, impulsão de venda e como funciona a memorização de material de merchandising trabalhado no PDV, possibilitando uma importante reflexão para diversos setores de atuação junto a esses formatos”, afirma.

“Os dados que foram apresentados durante o evento irão auxiliar empresários, varejistas, fabricantes, agências e consultores na tomada de decisão e no direcionamento financeiro envolvido nesses canais para a confecção de layouts, oportunidades de impulsão de vendas, índices de planejamento, hábitos, gasto e frequências dos consumidores e, principalmente, materiais mais impactantes nesses PDVs”, explica a Diretora.

Para realização do estudo foram entrevistados 1.800 consumidores. As entrevistas ocorreram em duas etapas. Na primeira foi realizada uma pesquisa observacional no ponto-de-venda, através de um questionário de auditoria de materiais de merchandising existente, e, na segunda, foram feitas entrevistas pessoais na entrada e saída dos estabelecimentos por meio de um questionário geral complementado com duas perguntas exclusivas para cada patrocinador.

A pesquisa foi realizada pelo instituto de pesquisa GfK Indicator e patrocinada pelas empresas Cadbury Adams, Johnson&Johnson, Nestlé, Sadia, Schincariol, Souza Cruz, Sucos Del Valle e Unilever .

 

Fonte disponível em 27 de setembro de 2017:

http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/popai-brasil-divulga-nova-pesquisa-sobre-o-comportamento-do-consumidor-no-pequeno-varejo/7527/